Bukele anuncia que planeja projeto de lei para bitcoin

Fonte: Wikinotícias

8 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente de El Salvador anunciou que planeja enviar ao Congresso um projeto de lei que dará à criptomoeda seu status formal nos próximos dias.

"Na próxima semana, enviarei um projeto de lei ao Congresso que tornará o Bitcoin dinheiro legal", disse Bukele no fim de semana em uma transmissão de vídeo em uma conferência Bitcoin 2021 em Miami, Flórida.

A medida tornaria a nação centro-americana a primeira do mundo a aceitar formalmente o token digital mais valioso como dinheiro legal e, segundo o presidente, “permitiria a inclusão financeira de milhares de pessoas que estão fora da economia legal”.

Bukele ainda não deu detalhes do projeto, que precisará da aprovação de um parlamento dominado por seus aliados. No entanto, o presidente confirmou em sua conta no Twitter que o uso do Bitcoin foi um fato e uma promessa de campanha.

Jack Mallers, fundador da plataforma de pagamento de bitcoin Strike, disse que ajudou a redigir a legislação salvadorenha que tornaria o bitcoin moeda legal, explicando ainda que está trabalhando com El Salvador para desenvolver sua infraestrutura de criptomoeda.

“Mais de 70% da força de trabalho em El Salvador não tem conta em banco. Eles não estão no sistema financeiro”, disse Mallers.

Alguns analistas, como o economista e colunista Manuel Hinds, questionaram a medida, alertando contra a dependência de um mercado que tem oscilado significativamente, não é regulamentado e pode ser manipulado ou usado para cometer fraudes.

Fontes