Bruxelas considera vital cooperação com América Latina para acordo climático

Fonte: Wikinotícias

União Europeia • 7 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O comissário europeu do Meio Ambiente e Energia, Miguel Arias Cañete, considera que a cooperação entre a Europa e a América Latina será fundamental para alcançar, no próximo ano, um acordo global a fim de reduzir o aquecimento do planeta. O ex-ministro espanhol defende uma “grande coligação” para conseguir um acordo climático “bom para o planeta” que substitua, a partir de 2020, o Protocolo de Quioto, segundo artigo que será publicado nesta segunda-feira (8) na revista da Fundação União Europeia-América Latina.

“É esse tipo de cooperação que será vital se queremos atingir um acordo legalmente vinculado na cúpula do clima de Paris [que vai ocorrer no fim do próximo ano], que envolva todas as nações e mantenha o aquecimento global abaixo dos 2 graus [centígrados]”, disse Cañete. A cooperação entre os blocos econômicos deve, no seu entendimento, assegurar que, na cúpula climática que está sendo realizada em Lima, no Peru, sejam definidos os “elementos-chave” do acordo que se pretende firmar em 2015, em Paris.

Adicionalmente, a União Europeia e a América Latina devem exercer a sua liderança em matéria ambiental, anunciando os compromissos de redução de gases de efeito estufa, destacou o comissário europeu, acrescentando que o programa Euroclima vai continuar a apoiar os países latino-americanos nos seus projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ele se mostrou otimista com a possibilidade de chegar a um acordo no espaço de um ano, graças ao atual impulso das negociações e à progressiva conscientização ambiental. Arias Cañete destacou os últimos compromissos europeus de redução de emissões e o acordo recentemente alcançado entre os Estados Unidos e a China sobre o tema.

Fontes