Brasil ultrapassa a França e torna-se o sexto maior produtor de automóveis

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

7 de agosto de 2008

A indústria de automóveis brasileira tornou-se, no primeiro semestre deste ano, a sexta maior do mundo em número de unidades produzidas, ultrapassando a francesa. Segundo balanço divulgado ontem (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), até junho, 1,89 milhão de veículos foram produzidos no Brasil – 120 mil a mais do que na França.

De acordo com a Anfavea, até o ano passado, as posições do Brasil e da França no ranking mundial da indústria de automóveis estavam invertidas. Em 2007, França produziu 3,02 milhões de veículos e o Brasil, 2,97 milhões.

O Japão, com 6,06 milhões de unidades; a China, com 5,20 milhões; os Estados Unidos, com 4,89 milhões; a Alemanha, com 3,31 milhões; e a Coréia do Sul, com 2,08 milhões, ocupam este ano as primeiras posições do ranking. A Espanha, com 1,55 milhões de automóveis produzidos, vem logo depois da França.

De acordo com o presidente a Anfavea, Jackson Schneider, a boa fase da economia nacional tem impulsionado as vendas de automóveis e, com isso, a produção. Com mais empregos formais, crédito abundante e demanda por veículos, a tendência é que o número de veículos produzidos pela indústria nacional cresça ainda mais.

Em julho, por exemplo, o número de veículos produzidos e o de licenciados no Brasil bateu novo recorde: 320,1 mil e 288,1 mil, respectivamente.


Fontes