Saltar para o conteúdo

Brasil tem 195 casos notificados de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde

De Wikinotícias

4 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse sábado (4), o Ministério da Saúde anunciou que o número de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas subiu para 195.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou anteriormente que 127 casos haviam sido registrados. Em todo o país, há 14 casos confirmados e 181 em análise. Até agora, 13 mortes foram registradas.

Os primeiros casos foram registrados em três estados brasileiros: Piauí, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Os dados fornecidos abrangem até as 16h do dia 4 de outubro, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

Além disso, o Ministério da Saúde anunciou que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, um dos antídotos empregados no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que solicitaram aumento de estoque.

Na remessa inicial, foram distribuídas 580 ampolas para cinco estados: 240 foram destinadas a Pernambuco, 100 ao Paraná, 90 à Bahia, 90 ao Distrito Federal e 60 a Mato Grosso do Sul.

Além do etanol farmacêutico, o ministério firmou um acordo para adquirir 2,5 mil unidades de fomepizol, um remédio que também serve como antídoto para intoxicações. Elas serão adquiridas de um fornecedor japonês e devem desembarcar no Brasil na semana que vem.

Com 162 casos, o estado de São Paulo mantém a liderança na estatística. Dentre esses casos, 14 são confirmados e 148 ainda estão em investigação. Neste sábado à tarde, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a segunda morte por intoxicação por metanol no estado, tratando-se de um homem de 46 anos.