Brasil já registra 224 notificações de intoxicação por metanol
5 de outubro de 2025
Aumentou para 224 o número de notificações de intoxicação por metanol. Dezesseis (16) casos já foram confirmados, 14 em São Paulo e 2 no Paraná.
Os óbitos confirmados também subiram para dois (02), ambos no estado de São Paulo, e 13 seguem sendo investigados - 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 em Paraíba e 1 no Ceará.
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição do antídoto ontem, enviando 580 ampolas de etanol farmacêutico para cinco estados, sendo 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.
O metanol é altamente tóxico e possivelmente fatal numa dose de 20 ml (cerca de 1 colher de sopa) e sua ingestão é um caso de emergência médica, sendo necessário suporte à vida, como hemodiálise. Doses menores também pode deixar graves sequelas, como cegueira permanente.
A suspeita é de um possível crime de adulteração de bebidas destiladas, como gim e vodca, e policiais fazem buscas em todas as cidades onde houve notificações.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código]Fontes
[editar | editar código]- Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol, Agência Brasil

