Brasil já registra 195 notificações de intoxicação por metanol
5 de outubro de 2025
O Brasil já registra 195 notificações de intoxicação por metanol, dos quais 14 casos foram confirmados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação nos últimos dois dias.
Um óbito foi confirmado no estado de São Paulo e 12 estão sendo investigados - 7 em SP, 3 em PE, 1 na BA e 1 no MS.
O Ministério da Saúde iniciou a distribuição do antídoto ontem, enviando 580 ampolas de de etanol farmacêutico a cinco estados, sendo 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul. Também ontem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol.
O metanol é altamente tóxico e possivelmente fatal numa dose de 20 ml (cerca de 1 colher de sopa) e sua ingestão é um caso de emergência médica, sendo necessário suporte à vida, como hemodiálise. Doses menores também pode deixar graves sequelas, como cegueira permanente.
Possível crime
A suspeita é de um possível crime de adulteração de bebidas destiladas, como gim e vodca, e policiais fazem buscas em todas as cidades onde houve notificações.
Na sexta-feira a Polícia Militar, inclusive, já interditou um laboratório de falsificação de bebidas na área rural Sobradinho dos Melos, no Distrito Federal.

