Saltar para o conteúdo

Brasil acusa EUA de desrespeitar direitos de cidadãos deportados

Fonte: Wikinotícias

26 de janeiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Governo do Brasil criticou o Governo dos EUA neste sábado, 25, pelo "flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros" deportados.

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, informou o Presidente brasileiro, Lula da Silva, "sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil".

Em comunicado, o Governo brasileiro indica que, ao ter conhecimento da situação, o Presidente enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira para Manaus, onde o avião dos EUA tinha efetuado uma paragem, a fim de transportar os cidadãos até ao destino final "com dignidade e segurança".

Oitenta e oito cidadãos foram deportados pela nova administração norte-americana.

De acordo com o Governo brasileiro, a situação foi comunicada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.

"O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis", pode lêr-se no comunicado.

O Brasil e Angola encabeçam a lista dos países de língua portuguesa com mais cidadãos deportados em 2024 pelos Estados Unidos, enquanto São Tomé e Príncipe não recebeu qualquer cidadão deportado.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou inúmeras ordens executivas durante os primeiros dias do seu segundo mandato que podem determinar a deportação de milhões de imigrantes que se encontram nos EUA.

Não houve ainda qualquer reação dos EUA.