Brasil: rótulos de alimentos vão informar consumidor sobre alto teor de açúcar e sódio

Fonte: Wikinotícias

14 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ao alterar os rótulos dos produtos para tornar as informações nutricionais mais claras e visíveis, será mais fácil fazer escolhas alimentares conscientes. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade novas regulamentações sobre rotulagem de alimentos embalados.

Essas embalagens agora terão um símbolo informativo na frente para informar os consumidores sobre altos níveis de nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em grandes quantidades. Um aviso aparece ao lado do desenho se o produto contiver altos níveis de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio.

“A Anvisa espera que a nova rotulagem nutricional dos alimentos facilite a leitura e compreensão das informações que constam nos rótulos, com isso, os consumidores poderão fazer suas escolhas de forma consciente, sabendo as características e os valores nutricionais dos alimentos que estão consumindo”, disse o gerente de padrão e regulação de alimentos da Anvisa, Tiago Rauber.

“A alternativa aprovada pela Anvisa cumpre os objetivos do processo regulatório que é informar ao consumidor de forma clara”, avaliou.

No ano passado, a Anvisa abriu uma consulta pública para colher sugestões. A norma entra em vigor 24 após a publicação no Dário da União.

Fontes