Brasil: portaria declara emergência no RS e em SC devido à nuvem de gafanhotos

Fonte: Wikinotícias

25 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (25) uma portaria declarando estado de emergência nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido a gafanhotos.

A ministra Tereza Cristina explicou que a medida é preventiva. “Essa portaria precisa acontecer antes do evento, se acontecer, para que algumas ações possam ser feitas pelos governos estaduais onde há possibilidade de essa nuvem chegar. Estamos monitorando, mas tudo indica que ela vai ficar mesmo no Uruguai por enquanto. Se o clima continuar favorecendo, ela nem chegará ao nosso território”, disse.

“Temos esperança de que, se chegar alguma coisa dessa nuvem no Brasil, já chegará bem diminuída. Mas estamos monitorando”, disse a ministra.

Estão sendo trabalhadas estratégias para reduzir os possíveis problemas, caso ocorram devido ao deslocamento da "nuvem de gafanhotos". O deslocamento da nuvem de gafanhotos pode ser acompanhado por meio de mapas atualizados pelas autoridades argentinas, no link: https://web.archive.org/web/20200626091051/https://geonode.senasa.gob.ar/maps/1806

Notícia Relacionada

Fontes