Brasil: gripe se torna principal causa de morte em idosos em 2025; covid está em segundo lugar
17 de maio de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A gripe causada pelo vírus influenza A se tornou a principal causa de morte em idosos entre os dias 4 a 10 de maio, segundo a nova edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgada na quinta, dia 15. O vírus da covid-19 aparece como a segunda causa mais importante.
A Fiocruz alertou também que a gripe já é uma das três principais causas de óbitos entre as crianças. O VSR (vírus sincicial respiratório), no entanto, ainda é a causa principal.
Tanto o vírus da gripe como os outros podem causar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que nada mais é do que um conjunto de doenças graves no aparelho respiratório, de início inesperado e evolução rápida, como a pneumonia.
Segundo o Boletim, "o cenário também aponta aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em vários estados do Centro-Su". O aumento de doenças respiratórias é comum no Sul do Brasil no outono e no inverno já que as pessoas ficam em espaços mais fechados devido ao frio.
Prevenção
Cientistas da Fiocruz enfatizaram no Boletim que a vacina é a melhor forma de prevenção, principalmente para grupos vulneráveis, como idosos e crianças.
“Além disso, reforçamos a importância do uso de máscaras em unidades de saúde, locais com maior aglomeração de pessoas e, principalmente, em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado”, disse a pesquisadora Tatiana Portella.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- InfoGripe: influenza A se torna a principal causa de mortalidade por SRAG em idosos, Fiocruz, 16/05/2025.