Brasil: ciclone atinge Santa Catarina com ventos de mais de 100km/h

10 de agosto de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ciclone no final da tarde de hoje

O ciclone extratropical que desde ontem vinha sendo monitorado por serviços de meteorologia, tanto privados como públicos, causou chuvas fortes e ventania hoje numa vasta região entre o nordeste do RS e o Sudeste de São Paulo. No Balneário Barra do Sul, em Santa Catarina, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), esta manhã o vento chegou a 105k/h. "Em Barra do Sul as imagens foram típicas de ciclones tropicais no Caribe", reportou o portal Metsul em seu Twitter.

Devido aos fortes ventos, diversas cidades de SC enfrentaram problemas, com árvores, telhados e placas de rua caindo ou sendo arrancados. 700 mil pessoas chegaram a ficar sem luz no estado, reportou o portal Metsul.

Segundo o Simepar do Paraná, o sistema já está se afastando da Região Sul, serpenteando agora pelas costas de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES), onde, segundo a Marinha do Brasil em Nota emitida ontem, os ventos podem soprar com intensidade de cerca de 100 km/h até Arraial do Cabo (RJ) e com intensidade de cerca de 75 km/h de Arraial do Cabo (RJ) até São Mateus (ES).   

Chuvas

A frente fria associado ao fenômeno também provocou chuvas fortes, com acumulados que chegaram, em 24 horas, a 177mm em Nova Veneza, 163mm em Schroeder e 156mm em Joinville, todas cidades de SC, e 152,4mm em Guaratuba (PR).

Notícias relacionadas

Fontes