Brasil: São Paulo é o estado mais competitivo do Brasil; nenhum estado do Norte ou Nordeste entrou no Top 10

Fonte: Wikinotícias

3 de outubro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O estado de São Paulo ficou em 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado foi divulgado no dia 30 passado, após avaliação das 27 unidades da Federação em dez pilares: Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Sustentabilidade Ambiental, Educação, Sustentabilidade Social, Inovação, Segurança Pública, Capital Humano e Potencial de Mercado.

“O Ranking tem como objetivo alcançar um entendimento mais profundo dos 27 estados, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados”, dizem os responsáveis pela avaliação.

Em 2º lugar ficou o estado de Santa Catarina. Distrito Federal, em 3º, é o primeiro do Centro-Oeste da Lista; Amazonas, em 11º, é o primeiro do Norte; e o Ceará, em 12º, é o primeiro do Nordeste.

O CLP

Em seu website, o CLP se descreve como “uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública”.

Fontes