Brasil: Palácio do Planalto identifica responsável por alterações nos artigos da Wikipédia em português

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bandeira do Brasil
Outras notícias sobre o Brasil
Localização do Brasil
Localização do Brasil

Agência Brasil

11 de setembro de 2014

A Casa Civil da Presidência informou nesta quinta-feira (11) que foi identificado o servidor público responsável pelas alterações nos verbetes da enciclopédia virtual Wikipédia sobre os jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Segundo a pasta, a Comissão de Sindicância Investigativa identificou Luiz Alberto Marques Vieira Filho como autor das mudanças. Ele é servidor público de cargo efetivo da carreira de finanças e controle.

De acordo com nota da Casa Civil, será aberto processo administrativo disciplinar sobre o caso, mas Luiz Alberto já solicitou desligamento do cargo que atualmente ocupa, chefiando a Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na época das alterações, o servidor era assessor da Secretaria de Relações Institucionais, pasta que funciona nas instalações do Palácio do Planalto. O inquérito continua e, como Vieira Filho é um servidor concursado, ele pode ser demitido.

Luiz Alberto Marques Vieira Filho é servidor concursado do Ministério da Fazenda como analista de finanças e controle do Palácio do Planalto, possui também um cargo comissionado de chefe de assessoria parlamentar do Ministério do Planejamento, remuneração total é de 22 mil reais.

Luiz Filho admitiu ser o autor das alterações nas edições de verbetes sobre os jornalistas citados na Wikipédia feitas em maio de 2013, quando ele era assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em edições questionáveis que foram removidas. Entretanto, não se sabe se ele agiu sozinho ou a mando de alguém, aliado o fato que ele é filiado ao PT de Ourinhos (MG) desde 1999.

Histórico[editar]

A denúncia da alteração dos verbetes sobre os dois jornalistas na enciclopédia virtual foi feita no dia 8 de agosto pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, foram incluídas, na Wikipedia, críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos, em maio do ano passado. O jornal identificou a origem das alterações na Wikipédia partido de um computador conectado à rede do Palácio do Planalto.

Miriam Leitão foi acusada pela edição do IP do Planalto de fazer uma defesa apaixonada do banqueiro Daniel Dantas e de fazer análises econômicas desqualificadas, enquanto aquele foi alvo de suspeita maliciosa por ser irmão do diretor da Federação Brasileira dos Bancos.

No entanto, na época, a Casa Civil afirmou que não era tecnicamente possível identificar o servidor que utilizou a máquina para depreciar os verbetes sobre Sardenberg e Miriam Leitão.

No mesmo dia, a Secretaria de Administração da Presidência da República informou, em nota, que iria apurar o uso da rede de internet do Palácio do Planalto para alteração de perfis de jornalistas. No dia seguinte, a presidenta Dilma Rousseff classificou o ato como inadmissível.

Fontes[editar]

Na Wikipédia há um artigo sobre Miriam Leitão.
Na Wikipédia há um artigo sobre Carlos Alberto Sardenberg.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati