Brasil: Ministério da Saúde diz que recuperou dados sobre vacinação contra a Covid-19 após ataque hacker

Fonte: Wikinotícias

12 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde notificou neste domingo (12) que o processo de recuperação dos registros de brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi concluída e nenhuma informação foi perdida.

O sistema foi hackeado na madrugada desta sexta-feira (10). Esse problema também afeta o sistema de notificação de casos de doenças. O aplicativo e a página do ConectSUS (plataforma com os comprovantes de vacinação contra a Covid-19) permanecem fora do ar após 24 horas do incidente.

Este atentado dificultou a obtenção do certificado de vacinação, tendo o ministério inclusive divulgado uma página alternativa com diretrizes para a publicação de documentos alternativos e lembrado que alguns departamentos nacionais podem produzir o documento eletronicamente e solicitar uma cópia para vacinação.

Segundo informações da Federação Nacional dos Municípios (CNM), mais de 240 municípios brasileiros precisam desse documento para entrar em alguns espaços públicos e privados.

No sábado (11), o ministério informou que a expectativa é que o sistema hackeado no site da pasta seja reaberto ao público na próxima semana.

Investigações da Polícia Federal sobre o hackeamento do Ministério da Saúde revelaram que a entidade também invadiu as plataformas do Ministério da Economia e mais de 20 órgãos do governo federal.

Fonte