Saltar para o conteúdo

Brasil: Lula se reúne com ministros do STF para tratar da indicação de substituto de Barroso

De Wikinotícias

15 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, convocou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião privada. Na agenda, está a nomeação do substituto do ministro Luís Roberto Barroso no tribunal.

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é o preferido de Lula para substituir Barroso, que declarou aposentadoria antecipada. Gilmar Mendes, decano da Corte, que esteve presente na reunião com o presidente, tem uma preferência diferente: o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Estavam presentes no Alvorada os ministros do STF Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, além do titular da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Segundo assessores presidenciais, o objetivo do petista é submeter o nome de seu preferido à avaliação da aceitação na Suprema Corte. Lula consultou juízes antes de nomear Flávio Dino e Cristiano Zanin. Segundo um assessor presidencial, seria um ato de respeito.

Nos últimos dias, segundo informações compartilhadas com a CNN Brasil, assessores do presidente buscaram ministros do STF para discutir o perfil do candidato que o petista deve escolher.

Atualmente, o advogado-geral da União, Jorge Messias, é o preferido do presidente. Entretanto, há mais apoio na Suprema Corte para a nomeação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Por isso, assessores do partido petista recomendam que o presidente faça o anúncio o quanto antes, ainda nesta semana, para evitar que a pressão sobre Pacheco interfira na nomeação de Messias.

Enquanto Pacheco conta com amplo respaldo no Judiciário e no Legislativo, Messias se destaca como o preferido no Executivo, especialmente entre assessores de esquerda e aliados tradicionais do petista.