Brasil: Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis
14 de setembro de 2025
Nesse domingo (14), no artigo intitulado "Democracia e Soberania Brasileiras São Inegociáveis", publicado no The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contestou as declarações do presidente Donald Trump sobre o aumento de tarifas imposto aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
Lula destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos tiveram um superávit de US$ 410 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. Também afirmou que o Brasil não cobra tarifas excessivas e que cerca de 75% das exportações brasileiras para os Estados Unidos são isentas de impostos.
O presidente brasileiro defendeu o multilateralismo como a melhor abordagem para as relações internacionais, destacou os números favoráveis aos Estados Unidos na balança comercial entre os dois países e afirmou que a decisão de impor tarifas sobre os produtos brasileiros é de natureza política.
Ao abordar a questão sob a perspectiva política, Lula defendeu vigorosamente a soberania do Brasil e a integridade do judiciário.
"Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta", afirmou Lula, em tradução livre, e disse que "em seu primeiro discurso à Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 2017, o senhor afirmou que 'nações fortes e soberanas permitem que países diversos, com valores, culturas e sonhos diferentes, não apenas coexistam, mas trabalhem lado a lado com base no respeito mútuo'".
"É assim que vejo a relação entre o Brasil e os Estados Unidos: duas grandes nações capazes de se respeitarem mutuamente e cooperarem para o bem de brasileiros e americanos", disse.
O artigo foi publicado pouco mais de dois meses após Trump estabelecer uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, sem permitir qualquer negociação. O tarifaço começou a valer em 6 de agosto, porém com uma série de exceções.
Trump justificou o aumento da taxa em uma carta dirigida a Lula, afirmando que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) era "uma vergonha internacional".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis — Agência Brasil, 14 de setembro de 2025
- ((pt)) Em artigo no New York Times, Lula diz a Trump que Brasil está aberto a negociar, mas que 'soberania e democracia não estão na mesa' — G1, 14 de setembro de 2025

