Brasil: Forças Armadas criticam excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos

Fonte: Wikinotícias

11 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Forças Armadas do Brasil emitiram uma nota hoje cedo sobre as manifestações de apoiadores do ainda presidente Jair Bolsonaro que pedem "intervenção federal". Chamada de "Às Instituições e ao Povo Brasileiro, a nota diz que "são condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade" e que "a solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito".

Desde a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, uma pequena parte dos bolsonaristas tomou as ruas, incluindo grupos de caminhoneiros que fecharam as estradas, causando congestionamentos em diversas cidades do país, e incluindo grupos que fazem vigílias em frente a quarteis. Os manifestantes extremistas pedem que Bolsonaro dê um golpe de estado e exigem que os militares ajudem nesta ação.

O comunicado é assinado pelo Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha; o General de Exército Marco Antonio Freire Gomes, Comandante do Exército; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica.

Notícias Relacionadas

Fontes