Brasil: Biden recebe dossiê recomendando suspensão de acordos com governo Bolsonaro

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil pode ter mais alguns problemas de relações diplomáticas - e comerciais - a resolver em breve: um dossiê de 31 páginas, elaborado com a ajuda de professores de dez universidades (9 delas nos Estados Unidos), além de diretores de ONGs internacionais como Greenpeace EU e Amazon Watch, promete acabar com diversos acordos entre o país e os Estados Unidos (EU).

A informação é da BBC News Brasil, que reporta que o texto entregue ao presidente Joe Biden traz apontamentos como "a relação especialmente próxima entre os dois presidentes [Trump e Bolsonaro] foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias" teria posto em xeque o papel de "Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia".

Entre as recomendações estariam que Biden restrinja as importações de madeira, soja e carne do Brasil, "a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos".

Biden já fez críticas ao desmatamento na Amazônia meses atrás, tendo dito que poderia impor sanções ao Brasil, ao que o presidente Bolsonaro, sem citar nomes, respondeu: "quando acaba a saliva, tem que ter pólvora".

A fala do presidente brasileiro gerou memes entre os internautas brasileiros, que ironizaram o fato de Bolsonaro ameaçar atacar os EU, o país com mais poderio bélico do mundo.

Assista no You Tube a análise do jornalista da BBC em Londres, Ricardo Senra, aqui.

Notícia Relacionada

Fonte