Brasil: Anvisa libera importação de frascos de antídoto contra ingestão de metanol
5 de outubro de 2025
Nesse domingo (5), a Anvisa anunciou hoje que autorizou a importação excepcional de 2.600 frascos de fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicação por metanol.
A decisão, tomada de forma excepcional, atende a uma solicitação do Ministério da Saúde, que anunciou no sábado (4) a aquisição do antídoto para intoxicação causada pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
A aquisição dos frascos, fabricados por uma empresa japonesa, foi negociada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).
A pasta adquirirá 2,5 mil unidades do Fomepizol. O fabricante doará mais 100 frascos.
Como o antídoto para intoxicação por metanol ainda não teve seu pedido de registro e autorização para comercialização analisado pela agência, a entrada regular do medicamento no Brasil dependia de uma decisão da Anvisa.
Durante uma coletiva de imprensa no sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que espera que o medicamento chegue ao Brasil ainda nesta semana.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Anvisa libera importação de medicamento contra intoxicação por metanol — Universo Online, 5 de outubro de 2025
- ((pt)) Anvisa libera importação de frascos de antídoto contra ingestão de metanol — G1, 5 de outubro de 2025

