Brasil, Argentina e Estados Unidos fazem exercícios de guerra no litoral do Rio
24 de abril de 2008
Começou hoje (24) na costa fluminense a Operação Unitas, envolvendo nove mil militares do Brasil, da Argentina e dos Estados Unidos e 15 navios em exercícios de guerra e simulação de conflitos. A operação é realizada há 49 anos, sendo que a última edição foi na Argentina.
Este ano, os Estados Unidos trouxeram o maior porta-aviões de sua frota, o George Washington, que tem 333 metros de comprimento, 257 metros de largura e 74 metros de altura.
De acordo com a Marinha brasileira, os exercícios são para melhorar as técnicas de defesa no mar e de defesa aeroespacial por meio da troca de conhecimento.
“Com os exercícios, temos contatos com técnicas da Marinha americana, que possui os equipamentos e navios mais avançados do mundo, e que nos coloca antenados com o estado da arte das operações navais”, explicou o comandante da operação, capitão-de-fragata Carlos Dantas.
“ |
|
” |
—Capitão-de-fragata Carlos Dantas, comandante da operação |
Nos exercícios, previstos para as águas geladas do mar de Cabo Frio, município da região dos lagos, são utilizados submarinos e navios. Há também a participação de aviões americanos e da Força Aérea Brasileira.
Na próxima quinta-feira (1), no feriado do Dia do Trabalhador, os navios que participam do exercício navegarão entre a orla do Leblon e a Baía de Guanabara, a partir das 9h.
Fontes
- Isabela Vieira. Brasil, Argentina e Estados Unidos fazem exercícios de guerra no litoral do Rio — Agência Brasil, 24 de abril de 2008.
- G1. Rio terá ‘batalha naval’ em alto-mar — Globo.com, 24 de abril de 2008.
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|