Boris Johnson eleito líder conservador, previsto para ser o próximo primeiro-ministro britânico

Fonte: Wikinotícias
Johnson em 2018.
Imagem: Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons.

24 de julho de 2019

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Membros do Partido Conservador votaram na terça-feira para eleger Boris Johnson (ex-secretário de Relações Exteriores, prefeito de Londres e membro do Parlamento) como o novo líder conservador. A atual primeira-ministra Theresa May deve renunciar hoje, com Johnson sendo o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha.

Johnson competiu pelo cargo contra Jeremy Hunt, que o sucedeu como Secretário do Exterior, o principal diplomata do Reino Unido. Ele ganhou com 92.153 votos, de cerca de 160.000 membros do Partido Conservador que eram elegíveis para votar. Em seu discurso de vitória, Johnson enfatizou seu apoio ao movimento Brexit e reiterou que ele planeja deixar a União Europeia mesmo que não haja acordo sobre relações futuras. O Parlamento, no entanto, votou repetidamente contra um Brexit "sem acordo".

Johnson entrou pela primeira vez na política quando foi eleito em 2001 como membro do Parlamento. Ele então serviu oito anos como prefeito de Londres, de 2008 a 2016, antes de voltar ao Parlamento. Após a votação do Brexit no Reino Unido, Theresa May nomeou-o secretário do Exterior, que serviu até 2018, renunciando em protesto ao acordo negociado Brexit de maio.

Cidadãos do Reino Unido não elegem diretamente o primeiro-ministro. Em vez disso, o líder oficial do partido com mais assentos no Parlamento é nomeado primeiro-ministro pelo rei ou rainha, atualmente a rainha Elizabeth II. Desta forma, o primeiro-ministro britânico é eleito indiretamente, enquanto as pessoas votam em seus membros do Parlamento.

Sources