Boris Johnson diz que Putin ameaçou ataque com mísseis em chamada

31 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em um novo documentário da BBC, o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson diz que o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou o Reino Unido com um ataque de míssil. Johnson diz que a conversa ocorreu durante um telefonema antes da invasão de Moscou à Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Johnson, no entanto, disse que não levou a fala a sério em sua ligação "extraordinária". “Ele estava apenas brincando com minhas tentativas de convencê-lo a negociar”, disse Johnson sobre Putin.

“É mentira”, disse um porta-voz do Kremlin a repórteres sobre a interpretação de Johnson da conversa telefônica. “Não houve ameaças de mísseis.”

Johnson também disse à BBC que tentou dissuadir Putin da invasão, dizendo-lhe que a Ucrânia não se juntaria à OTAN no "futuro previsível". Johnson também disse que disse ao líder russo que uma invasão da Ucrânia levaria a sanções ocidentais.

Johnson, que deixou o cargo no ano passado após uma série de escândalos, visitou Kiev várias vezes e telefonou com frequência para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Fontes