Bolsonaro diz incorretamente que Petro é ex-guerrilheiro do Chile

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

20 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou incorretamente que o novo presidente colombiano, Gustavo Petro, foi ex-guerrilheiro do MIR (Movimento de Esquerda Revolucionária). Petro, na verdade, participou da luta armada pelo M-19 na Colômbia.

"É um ex-guerrilheiro do MIR, é o movimento de esquerda revolucionária", respondeu o presidente ao seus apoiadores.

Antes da declaração, Bolsonaro critica o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que revelou ter pedido para Fernando Henrique Cardoso liberar os sequestradores do empresário Abílio Diniz. Lula argumentou que os presidiários fariam uma greve de fome.

“Esses dez [presos pelo crime] eram cinco chilenos, dois argentinos, dois canadenses e um brasileiro. Estavam no segundo sequestro. Tinham sequestrado uma pessoa há sessenta e poucos dias, por último sequestraram o Abílio Diniz. Havia um pedido de resgate de 30 milhões de dólares pelo Abílio Diniz. E daí [Lula] falou que esses meninos cometeram um equívoco”, disse Bolsonaro.

“Um sequestro… Um sequestro é planejado, pessoal. Ninguém… Ah, vou sequestrar o João aí… Ele vê quem é o João, onde ele mora, a rotina de vida dele, onde vai ser o cativeiro, como vai ser as negociações… Agora, porque o Lula tocou nesse assunto, alguém tem ideia? Ele deu um recado para todos os narcotraficantes e bandidos do Brasil que... Estamos juntos”, concluiu Bolsonaro.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ((pt-br)) Bolsonaro se confunde e diz que colombiano Petro foi de guerrilha do Chile — noticias.uol.com.br. Página visitada em 20 de junho de 2022 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3ABolsonaro+diz+incorretamente+que+Petro+%C3%A9+ex-guerrilheiro+do+Chile&rft.au=&rft.btitle=Bolsonaro+se+confunde+e+diz+que+colombiano+Petro+foi+de+guerrilha+do+Chile&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=noticias.uol.com.br&rft_id=https%3A%2F%2Fnoticias.uol.com.br%2Fpolitica%2Fultimas-noticias%2F2022%2F06%2F20%2Fbolsonaro-se-confunde-e-diz-que-colombiano-petro-foi-de-guerrilha-do-chile.htm&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">