Bloquear anônimos não impediu vandalismos na Wikipédia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Captura de tela do artigo Vitão

11 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O Wikinotícias vem detectando dezenas de vandalismos em artigos da enciclopédia virtual Wikipédia, mesmo após banimento de usuários anônimos (representados por endereço IP) em discussão iniciada em agosto do ano passado.

Os vandalismos ocorrem através do projeto-irmão Wikidata, que reúne ligações para os diferentes idiomas que o projeto está disponível e também possibilita a inclusão de uma descrição (visível no campo de pesquisa e também abaixo do título para usuários da versão móvel).

O caso mais recente detectado pelo Wikinotícias foi com o cantor brasileiro Vitão, envolvido em uma controvérsia após o fim do casamento entre a também cantora Luísa Sonsa e o youtuber Whindersson Nunes.

O vandalismo ocorreu no sábado (8) através do aplicativo oficial da Wikipédia. De forma anônima um colaborador do Wikinotícias informou o erro, mas a edição foi revertida em poucos minutos.

Este não é um fato isolado, diversas capturas de telas (prints) circulam frequentemente nas redes sociais exibindo erros nas páginas. A comunidade local até iniciou uma discussão, porém não obteve resultados.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit