Blinken deve visitar a China em breve

Fonte: Wikinotícias

8 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, deve visitar Pequim nas próximas semanas, reagendando uma viagem cancelada em fevereiro em meio a tensões.

Funcionários falando sob condição de anonimato discutiram os planos atualizados com repórteres, mas não deram informações sobre o momento exato da viagem à China.

O Financial Times informou que a visita pode ocorrer este mês.

Quando questionado sobre o assunto na segunda-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, disse a repórteres em um briefing que não havia atualização pública sobre a viagem de Blinken à China, mas que os Estados Unidos esperam reagendar essa visita "quando as condições permitirem".

O principal funcionário do Departamento de Estado para o Leste Asiático, Daniel Kritenbrink, e a diretora sênior do Conselho de Segurança Nacional para a China, Sarah Beran, estiveram na China no início desta semana para o que Patel descreveu como "discussões francas e produtivas" com autoridades chinesas.

O Ministério das Relações Exteriores da China chamou essas conversas de "comunicação sincera, construtiva e frutífera para promover a melhoria das relações China-EUA e administrar adequadamente as diferenças".

Patel destacou a necessidade de as autoridades americanas e chinesas se encontrarem pessoalmente, seja em Pequim ou Washington, dizendo que não há substituto para esses compromissos "para levar adiante nossa discussão".

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, enfatizou a necessidade de as grandes potências terem linhas de comunicação abertas na semana passada, antes de uma conferência de segurança em Cingapura.

Fontes