Biden visita Amazônia e anuncia 50 milhões de dólares americanos para proteger floresta
18 de novembro de 2024
Nesse domingo (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que doará 50 milhões de dólares americanos ao Fundo Amazônia durante sua visita a Manaus. Em seu discurso, Biden reiterou que deixaria um "legado forte" para Donald Trump, que tomará posse como presidente dos Estados Unidos em 2025.
O anúncio foi feito durante agenda do Partido Democrata no Museu da Amazônia (Musa), onde se reuniu com lideranças locais e cientistas da Amazônia brasileira. Este novo investimento eleva a contribuição total dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia para 100 milhões de dólares americanos.
Durante sua visita, Biden disse que "hoje, eu tenho orgulho de estar aqui. O primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar a floresta amazônica, comprometido a proteger uma floresta tropical como esta".
A doação, que deve ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, que atualmente tem maioria republicana, visa acelerar a conservação da terra e da água, a proteção da biodiversidade e o combate à crise climática.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Juan Gabriel. Em Manaus, Biden anuncia aporte ao Fundo Amazônia e diz que deixa legado 'forte' para Trump na área ambiental — G1, 17 de novembro de 2024
- ((pt)) Camila Abrão. Biden visita Amazônia e diz que deixa legado “forte” a Trump na área ambiental — Gazeta do Povo, 17 de novembro de 2024
- ((pt)) Biden visita Amazônia e diz que deixa legado 'forte' para Trump — Terra (empresa), 17 de novembro de 2024