Biden usará a Cúpula da ONU para promover uma visão de mundo multilateral

Fonte: Wikinotícias

20 de setembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em sua primeira aparição como chefe de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente dos EUA, Joe Biden, promoverá sua visão de mundo multilateralista e focada na diplomacia, disseram funcionários do governo na segunda-feira.

“É uma semana importante para o presidente Biden e sua liderança no cenário mundial e impulsionando algumas prioridades para a segurança nacional da América e para a paz e prosperidade mais amplas do mundo”, disse um alto funcionário do governo a jornalistas na segunda-feira.

Essa postura está em contraste direto com a doutrina America First de seu predecessor, Donald Trump. O evento anual é uma oportunidade para a assembleia de 193 membros discutir desafios de importância regional e global.

Biden viajou a Nova Iorque na noite de segunda-feira para o encontro pessoal de cerca de 100 chefes de Estado na sede da ONU, onde se encontrará paralelamente com o primeiro-ministro australiano Scott Morrison. Mais tarde na segunda-feira, ele se encontrará em Washington com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Na semana passada, as três nações anunciaram um pacto de segurança que forneceria tecnologia americana de submarinos nucleares e experiência naval britânica à Austrália para ajudar o país a conter ameaças na região Indo-Pacífico. Os analistas veem a medida como uma tentativa de conter a crescente influência da China na região.

Conflito com China

Na ONU, Biden também falará sobre sua polêmica decisão de retirar as tropas do Afeganistão, que segundo ele é parte do foco de seu governo no verdadeiro adversário: a China. No domingo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, exortou os EUA e a China a evitar o que ele disse que poderia ser uma guerra fria em potencial e implorou aos dois países que corrigissem sua relação “completamente disfuncional”.

Fontes