Biden pede fim do estatuto de Nação Mais Favorecida à Rússia

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Joe Biden

O Presidente dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 11, que Washington vai procurar revogar o estatuto de Nação Mais Favorecida (MFN, nas siglas em inglês) da Rússia, o que permitirá à Casa Branca impor tarifas duras e altas aos produtos russos.

Caso a proposta de Joe Biden for aprovada pelo Congresso, na prática deixarão de existir relações comerciais normais entre os dois países.

“À medida que Putin continua o seu ataque impiedoso, os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros continuam a trabalhar em sintonia para aumentar as pressões económicas sobre Putin e isolar ainda mais a Rússia no cenário global”, afirmou Biden em declarações na Casa Branca, e reiterou que as sanções tentam “espremer Putin e responsabilizá-lo ainda mais pela sua agressão contra a Ucrânia”.

O estatuto de MFN é atribuído aos 164 membros da Organização Mundial do Comércio para garantir a igualdade de condições a todos os Estados, cujos governos comprometem-se a tratar uns aos outros em pé de igualdade, de modo que todos possam beneficiar-se de tarifas mais baixas, menos barreiras comerciais e cotas de importação mais altas.

Caso o estatuto venha a ser retirado à Rússia, além dos Estados Unidos, os aliados ocidentais podem aumentar as tarifas de importação, impor cotas sobre produtos russos, ou até mesmo probir a sua importação.

A aprovação depende do Parlamento de cada país.

Fontes