Biden encontra líderes canadenses e mexicanos na cúpula trilateral

Fonte: Wikinotícias

18 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os líderes dos Estados Unidos, Canadá e México se reunirão na quinta-feira para sua primeira cúpula trilateral em cinco anos, para discutir questões de longa data, como mudança climática, migração, competitividade econômica, bem como desafios mais recentes, com a pandemia de COVID-19.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador se encontrarão com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca na quinta-feira. Os líderes terão primeiro reuniões bilaterais com Biden antes de convergir para a primeira Cúpula de Líderes da América do Norte desde 2016. “É o culminar de 10 meses de trabalho para revitalizar a plataforma da América do Norte, que é crítica para nosso sucesso econômico doméstico, bem como uma parceria que pode desempenhar um papel crítico na resolução de desafios regionais e globais,” secretário de imprensa adjunto da Casa Branca, Chris Meagher disse quarta-feira.

Os desafios incluem migração, Cuba, concorrência

No entanto, os chamados “três amigos” também têm terreno rochoso para percorrer.

Depois de assumir o cargo, Biden suspendeu o Protocolo de Proteção ao Migrante da era Trump, conhecido como o programa “Permanecer no México”, mas o Texas e o Missouri processaram com sucesso o governo federal para que fosse reiniciado. É provável que isso aconteça nas próximas semanas. “Acho que o sentimento dos Estados Unidos de que o México não está fazendo o suficiente em segurança também será um possível ponto de tensão”, disse Ryan Berg, bolsista sênior do Programa para as Américas no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. “Certamente os líderes discutirão o programa Permanecer no México, o fato de que o Título 42, também, ainda está na contabilidade, os fluxos migratórios, bem como a forma como o México pode ajudar os Estados Unidos nos países do Triângulo Norte”.

Além disso, algumas das políticas econômicas e climáticas de Washington provavelmente atrairão a ira canadense. Trudeau disse que pretende reagir contra o programa Buy American de Biden, que Ottawa considera protecionista.

“Não há dúvida de que ainda há problemas na relação bilateral EUA-Canadá”, disse Berg. “Existem cadeias de abastecimento, há a edição do Keystone XL, é claro, que o governo Biden cancelou no início. ”

Além das fronteiras

Os três também devem discutir questões fora de suas fronteiras, como protestos recentes em Cuba e o bloqueio econômico liderado pelos EUA na ilha, sobre os quais Biden e López Obrador discordam. Eles também devem discutir o que Biden descreveu como uma eleição “falsa” que viu o líder de longa data Daniel Ortega prender oponentes e reprimir brutalmente a dissidência para assumir o quarto mandato consecutivo na Nicarágua, nação centro-americana.

“Eu presumo que outras questões críticas em todo o hemisfério também estarão na agenda,” disse Jason Marczak, diretor sênior do Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Council. “Muito preocupado com o que foi visto recentemente na Nicarágua com Daniel Ortega.. prendendo prisioneiros políticos, levando a um voto falso na Nicarágua recentemente. E então eu acho que haverá outros tópicos regionais na agenda, que são importantes para a colaboração EUA-México, bem como para o Canadá”.

Mas, disse ele, reunir esses três líderes em um espaço para discutir essas questões críticas juntos são a chave.

“É importante ter na ordem do dia tanto questões em que haja acordo como também questões em que, superficialmente, pode não haver acordo”, afirmou. “Mas ter uma conversa — especialmente uma conversa privada — é a melhor maneira de pelo menos podermos ver as perspectivas uns dos outros e ver se algum terreno comum pode ser descoberto”.

Fonte