Biden diz que vitória no Senado de Nevada o torna mais forte em conversas com Xi

Fonte: Wikinotícias

14 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse no domingo que a vitória da reeleição da senadora Catherine Cortez Masto em Nevada, que garantiu o controle dos democratas no Senado dos EUA, lhe dará um impulso enquanto ele se dirige para uma reunião altamente antecipada na segunda-feira com o presidente chinês Xi Jinping.

“Sei que estou chegando mais forte, mas não preciso disso”, disse Biden respondendo à pergunta da VOA após comentários em Phnom Penh, Camboja, no domingo.

Biden passou o fim de semana na capital cambojana para participar da Cúpula da ASEAN e do Leste Asiático com líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático e seus parceiros de diálogo.

A cadeira dos EUA estava vazia quando o primeiro-ministro cambojano Hun Sen fez seus comentários de abertura na cúpula do EAS, enquanto Biden fez seus breves comentários na frente da imprensa itinerante americana para parabenizar o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer.

“Ele tem a maioria novamente”, disse Biden.

As circunstâncias de Xi

Biden reconheceu a recente reeleição de Xi como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, garantindo seu mandato como líder do país para um terceiro mandato que quebrou precedentes.

“Suas circunstâncias mudaram – para dizer o óbvio – em casa”, disse Biden.

A reunião Biden-Xi, a primeira presencial desde que Biden assumiu o cargo em 2021, acontecerá em Bali, na Indonésia, à margem de uma cúpula do G-20 das principais economias do mundo.

As apostas da cúpula são altas, mas as expectativas são baixas para as duas grandes potências presas em uma rivalidade cada vez mais intensa.

Pequim e Washington discordam sobre questões importantes, incluindo Taiwan, liberdade de navegação no Mar da China Meridional, práticas comerciais e controle de tecnologia avançada seguindo as regras de controle de exportação dos EUA sobre semicondutores, lançadas em outubro que restringirão a capacidade da China de produzir e comprar produtos de alta qualidade. chips de computador.

Biden disse que ele e Xi se conhecem bem e têm “muito pouco mal-entendido”.

“Nós só precisamos descobrir onde estão as linhas vermelhas e o que nós – quais são as coisas mais importantes para cada um de nós nos próximos dois anos”, disse ele.

Fontes