Biden diz que os afegãos agora precisam decidir seu futuro

Fonte: Wikinotícias
Ashraf Ghani (2020

26 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

"Os afegãos terão que decidir seu futuro", disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na sexta-feira, em seu primeiro encontro pessoal com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.

Os dois se encontraram no Salão Oval da Casa Branca enquanto as forças dos EUA continuavam sua retirada do país no centro-sul da Ásia.

Biden insistiu que o apoio de Washington não estava terminando. Os Estados Unidos manterão o apoio aos militares do Afeganistão do exterior, bem como continuarão a fornecer apoio econômico e político, disse o presidente.

"Vamos ficar com você", disse Biden.

'Uma escolha de valores'

Ghani, sentado ao lado de Biden, disse que o Afeganistão é grato pelo sangue que a América derramou nas últimas duas décadas para defender seu país, que agora enfrenta uma batalha direta contra o Taleban.

Ghani comparou sua posição nesta conjuntura com a do presidente dos EUA, Abraham Lincoln, em 1861, no início da guerra entre os estados do norte e os estados rebeldes do sul.

"É uma escolha de valores, os valores de um sistema excludente ou inclusivo. Estamos determinados a ter unidade, coerência, senso nacional de sacrifício e não pouparemos nada", disse o presidente afegão, acrescentando que na sexta-feira , as forças de seu governo haviam "retomado seis distritos, tanto no sul quanto no norte", do Taleban.

Ghani acrescentou: "Superaremos todas as dificuldades."

Fonte