Biden: os EUA não vão perder a luta contra o coronavírus

Fonte: Wikinotícias

25 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, exortou os estadunidenses a endurecer a luta contra o aumento dos casos de coronavírus, mas garantiu-lhes que "a América não vai perder esta guerra".

Um dia antes do feriado anual de Ação de Graças na quinta-feira, Biden prometeu: “Há esperança real, então espere. Isso não vai durar para sempre”.

Ele disse que as primeiras vacinas contra o coronavírus podem estar disponíveis até o final de dezembro, ao mesmo tempo que promete “imunizar todo o país assim que possível”.

Falando de sua cidade natal, Wilmington, Delaware, Biden disse, entretanto, que os americanos precisam adotar precauções que muitos relutam em empregar ou simplesmente ignoradas — distanciar-se fisicamente de outras pessoas, usar máscaras faciais e não se reunir em grandes grupos.

Biden, com posse marcada para 20 de janeiro, disse que o país “enfrenta um inverno longo e difícil”. Os Estados Unidos registraram um milhão de novas infecções em cada uma das últimas duas semanas, e seu número de mortes já ultrapassou 261.000, mais do que em qualquer outro país, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Ainda assim, Biden disse: “Precisamos lembrar que estamos em guerra contra o vírus, não uns contra os outros. O povo desta nação está à altura da tarefa”.

Biden venceu a eleição de 3 de novembro sobre o presidente Donald Trump, que está continuando seus esforços jurídicos de longa data para derrubar a vitória de Biden.

Biden não mencionou Trump pelo nome em seu discurso, dizendo apenas: “Na América, temos eleições livres e completas. Então honramos os resultados”.

Trump concordou com o início oficial da transição de Biden ao poder nesta semana, mas não admitiu a derrota. No entanto, autoridades eleitorais em estados-chave declararam Biden o vencedor, dando a ele uma vantagem não oficial de 306-232 no Colégio Eleitoral.

"Temos que virar a eleição", disse Trump a apoiadores republicanos na Pensilvânia por telefone.

A conselheira de Biden, Kate Bedingfield, disse aos repórteres: “A eleição acabou. Todos aceitaram o resultado, exceto o presidente Trump e [o advogado de Trump] Rudy Giuliani”.

Bedingfield disse que os funcionários da transição estão recebendo informações dos funcionários de Trump sobre os problemas de segurança nacional que o país enfrenta, junto com planos para a aprovação e distribuição de vacinas em potencial para inocular milhões de pessoas contra o coronavírus.

Biden e Trump não falam desde a eleição de 3 de novembro. O assessor de Biden, Jen Psaki, minimizou a falta de comunicação, dizendo: “Não achamos essencial falar com o presidente Trump”, embora Biden tenha dito que estaria disposto a se reunir com o presidente que está deixando o cargo.

Fontes