Bernie Sanders avança com resolução em defesa da democracia no Brasil

Senador americano Bernie Sanders

13 de agosto de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O senador americano Bernie Sanders anunciou que vai apresentar uma proposta de resolução ao Senado em defesa da democracia brasileira e a favor de eleições livres e justas em Outubro no país..

Em declarações ao portal de notícias Político, o senador democrata disse que a ideia é apoiar o vencedor das próximas eleições presidenciais de forma justa e livre, independentemente do resultado.

A resolução também pedirá ao Governo dos EUA que rompa os laços com o Brasil, caso o país seja liderado por um regime ilegítimo.

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconhecessem e trabalhassem com um Governo que realmente perdeu a eleição. Seria um desastre para o povo do Brasil e enviaria uma mensagem horrível para o mundo inteiro sobre a força da democracia”, afirmou o senador americano.

Sandres acrescentou ainda que “isso é um começo” e que “é importante que o povo brasileiro saiba que estamos do lado deles, do lado da democracia e que podemos ir mais longe”.

A resolução proposta por Sanders, como outras do tipo, não são vinculativas, mas, na prática, manifestam a opinião do Senado.

Até agora, ainda segundo o senador, ele recebeu apoio dos colegas democratas, mas nenhum republicano se pronunciou.

A proposta deve ser formalmente submetida a votação antes ainda neste mês.

Fontes