Bancos fechados em Mianmar devido a protestos anti-golpe, caos financeiro continua

Fonte: Wikinotícias
Protestos em Mianmar (2021)
Protestos em Mianmar (2021)

20 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O setor bancário de Mianmar continua um caos. Muitos bancos em todo o país permanecem fechados, enquanto outros reduziram suas operações. Os residentes devem lidar com longas filas em caixas eletrônicos, enquanto a retirada de dinheiro foi reduzida ou indisponível e as empresas estão enfrentando dificuldades de fluxo de caixa.

Desde a tomada militar no início de fevereiro, profissionais de diversos setores, liderados por trabalhadores médicos e incluindo banqueiros, se juntaram ao Movimento de Desobediência Civil (MDL) - uma campanha de greve para resistir ao governo militar. Os seguidores insistem que não voltarão ao trabalho até que o governo eleito tenha devolvido o poder.

Mianmar é uma das nações mais pobres do Sudeste Asiático e, apesar da dificuldade financeira adicional, os banqueiros disseram que pessoalmente não estão sendo pressionados a voltar ao trabalho e ainda não receberam nenhuma visita pessoal dos militares.

Mianmar, também conhecido como Birmânia, foi governado pelas forças armadas de 1962 a 2011. Em 2015, a líder Aung San Suu Kyi e seu partido Liga Nacional pela Democracia (NLD) venceram as primeiras eleições democráticas abertas do país.

As eleições gerais em Mianmar, em novembro de 2020, viram a oposição apoiada pelos militares perder pesadamente para o NLD, levando-os a alegar que havia fraude eleitoral generalizado.

Os militares de Mianmar, conhecidos como Tatmadaw, destituíram o governo do NLD em 1º de fevereiro. O comandante-chefe militar Min Aung Hlaing assumiu o poder, anunciando um "estado de emergência de um ano" e dizendo que uma futura eleição geral seria realizada. Membros do partido NLD foram detidos enquanto Suu Kyi e o presidente Win Myint foram presos.

Desde então, protestos generalizados ocorrem em todo Mianmar, com milhares exigindo o fim do golpe. Mais de 400 pessoas foram presas e pelo menos duas morreram, incluindo um manifestante e um policial.

Notícias Relacionadas

Fonte