Banco Mundial e Banco Asiático de Desenvolvimento congelam fundos para Mianmar

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As medidas do Banco Mundial e do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) de congelar fundos para Mianmar podem piorar a situação de muitas comunidades vulneráveis, mesmo enquanto os credores procuram maneiras de manter alguns projetos em andamento sem o governo, dizem analistas e especialistas.

O Banco Mundial disse em 19 de fevereiro que estava congelando os gastos com Mianmar “enquanto monitoramos de perto e avaliamos a situação”. O ADB fez o mesmo em 10 de março, suspendendo novos contratos e fundos para projetos existentes do setor público.

Juntas, as instituições que colocavam centenas de milhões de dólares em ajuda a Mianmar, suspenderam os pagamentos para evitar trabalhar com a nova junta militar do país, que atirou e matou mais de 400 pessoas desde que assumiu o poder em 1º de fevereiro de acordo com a mídia local e ativistas.

Perder a média de US $ 500 milhões a US $ 600 milhões não afetará por si só a economia de US $ 76 bilhões do país, disse Bryan Tse, analista nacional da Economist Intelligence Unit e ex-consultor especializado em projetos de desenvolvimento internacional.

No entanto, grande parte do trabalho que financiam tem um impacto desproporcional nas comunidades que visam, acrescentou ele, desde o tratamento da malária no sul até programas de redução de danos para viciados em drogas no norte e projetos agrícolas em vilas em todo o país.

De acordo com seu site, o Banco Mundial tem 24 projetos ativos em Mianmar no valor total de US $ 2,73 bilhões e outros 13 no valor de US $ 1,68 bilhão em preparação. O ADB diz que comprometeu US $ 3,57 bilhões para Mianmar ao longo dos anos até o final de 2019, com 99 projetos ativos ou aprovados em fevereiro e mais 10 planejados.

Fontes