Banco Central Europeu eleva taxa básica de juros em 0,5% pela primeira vez em 11 anos

Fonte: Wikinotícias

23 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Banco Central Europeu (BCE) reajustou a taxa básica de juros em 0,5 pontos percentuais.

O aumento da taxa do BCE é o primeiro em 11 anos desde julho de 2011, e o Banco Central Europeu mantém taxas de juros negativas desde 2014 para revitalizar a economia.

O BCE anunciou em comunicado após a reunião de política monetária do mesmo dia que tinha decidido aumentar a taxa de depósito e a taxa de cedência de liquidez em 0,5 pontos percentuais para 0% e 0,75%, respetivamente.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, explicou os antecedentes da medida, dizendo: "A atividade econômica na zona do euro está diminuindo e a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia está dificultando o crescimento".

Mais cedo, na Reunião de Política Monetária do mês passado, o BCE decidiu aumentar a taxa básica de juros em 0,25% e anunciou que aumentaria ainda mais a taxa básica em setembro, mas subiu 0,5% de uma só vez.

As medidas do BCE entrarão em vigor a partir do dia 27 para acompanhar a inflação recorde da Europa, informou a Bloomberg News e outros grandes meios de comunicação.

No mês passado, a taxa de inflação anual da UE saltou para 9,6%, e o IPC da zona do euro subiu 8,6% em 19 países, o maior em mais de 40 anos.

Fontes