Baixo nível de segurança do software custa milhões a utilizadores

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Navegação Internet
Outras notícias sobre Internet

23 de março de 2005

O baixo nível de segurança dos produtos de software atuais é uma dor de cabeça para as empresas, e a indústria do software deverá aplicar corretivos a esta situação ou enfrentar processos muito custosos. Esta é a opinião de Mary Ann Davidson, alta executiva da Oracle Corporation. Segundo Davidson, a indústria do software não escuta seus clientes e só mudará de atitude quando eles a pressionarem.

A pressão pode vir por perdida da base instalada de clientes mais exigentes ou pela via de custosos processos impostos pelo governo ou grupos de utilizadores.

A maioria dos problemas de segurança dos produtos poderiam ser encontrados e eliminados na fase de desenvolvimento. Para isso, deveria-se aplicar práticas seguras no desenvolvimento de software, mas invariavelmente isto aumentararia o custo de produção. Este é um investimento que muitas empresas não estão dispostas a realizar, enquanto não se sintam obrigadas. Cabe destacar que muitos destes custos se recuperam ao reduzir-se os custos de manutenção para um software mais seguro.

Fontes