Azerbaijão e Armênia publicam texto do acordo de paz
11 de agosto de 2025
Nessa segunda (11), Armênia e Azerbaijão divulgaram o texto de um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos, no qual se comprometem a respeitar a integridade territorial mútua e a encerrar formalmente quase quatro décadas de conflito.
O pacto foi firmado em Washington na sexta-feira passada, durante o encontro entre o presidente azerbaijano Ilham Aliyev, o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump na Casa Branca.
O acordo, divulgado pelos Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países, estabelece que Yerevan e Baku renunciarão a todas as reivindicações territoriais mútuas, se absterão de usar a força e se comprometerão a respeitar o direito internacional.
Na segunda-feira, Pashinyan teve conversas telefônicas com o presidente russo Vladimir Putin e com o presidente iraniano Masoud Pezeshkian para tratar do acordo firmado na presença de Donald Trump.
Após as conversas bilaterais, Armênia, Rússia e Irã divulgaram declarações, porém com poucas informações sobre os tópicos discutidos. O Irã, no entanto, afirmou que seu presidente "ressaltou a necessidade de vigilância e cuidado especial em relação a possíveis ações por parte dos Estados Unidos".
De acordo com o acordo, os Estados Unidos terão direitos exclusivos para criar uma rota de trânsito que o Azerbaijão denominou Corredor Zangezur. No entanto, no acordo de sexta-feira, essa rota foi chamada de "Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacional". Isso conectaria a maior parte do território do Azerbaijão ao enclave de Naxcivan, que faz divisa com a Turquia, passando pelo sul da Armênia.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Azerbaijão e Armênia publicam texto do acordo de paz — Universo Online, 11 de agosto de 2025
- ((en)) Armenia, Azerbaijan Unveil Peace Deal Text Signed in Washington — Bloomberg, 11 de agosto de 2025

