Autoridades internacionais pousam em Londres para funeral da Rainha

17 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Milhares de pessoas estão participando das últimas homenagens

O avião presidencial dos Estados Unidos chegou no início desta noite a Londres, em horário local. A bordo vieram Joe Biden e sua esposa Jill, com ambos estando na lista de centenas de autoridades estrangeiras que hoje já pousaram em solo inglês para atender a dois dias de eventos em torno do funeral da Rainha Elizabeth II. Mais cedo, esta manhã em horário brasileiro, a Casa Real da Jordânia já havia anunciado que o Rei Abdullah também estava a caminho de Londres.

Cerca de dois mil convidados devem participar do Funeral de Estado na segunda-feira, anunciou o governo hoje e entre as realezas confirmadas estão o Rei Felipe e a Rainha Matilde da Bélgica; o Rei Jigme do Butão, sua esposa Jetsun Pema e seu filho Jigme Namgyel; a Rainha Margarida da Dinamarca e seu filho Frederico e sua nora Mary; o Rei Felipe e a Rainha Letizia da Espanha, bem como o Rei aposentado Juan Carlos e sua esposa Sofia; o Imperador Naruhito do Japão e sua esposa Masako; o Grão-Duque Henri de Luxemburgo e sua esposa Maria Teresa; o Príncipe Soberano Albert e a Princesa Charlene de Mônaco; o Rei Harald e a Rainha Sonja da Noruega; o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima dos Países Baixos; e o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia.

Depois do Funeral de Estado, à tarde uma cerimônia íntima no Castelo de Windsor reunirá os membros da Família Real britânica e pessoas próximas, como os pais da Princesa Kate, Sarah Ferguson, que foi casada com o Príncipe Andrew, e a estilista da monarca, Angela Kelly.

Fila quilométrica

Um fila de cerca de 8 quilômetros se formou desde que o corpo da Rainha foi levado para Westminster Hall na quarta-feira, com as pessoas passando cerca de 14 horas à espera de poder se despedir. O ex-jogador David Beckham foi uma destas pessoas e ontem chamou atenção quando foi reconhecido. Segundo o portal My London, ele recusou um convite de uma autoridade para entrar como VIP.

Ontem de manhã a entrada de pessoas na fila chegou a ser suspensa quando as autoridades notaram que não havia mais espaço nas quadras ao redor sem prejuízo ao funcionamento da cidade, mas no final da tarde a fila foi reaberta. Hoje o Departamento Digital e de Cultura anunciou que a fila foi permanentemente fechada e que pulseiras foram distribuídas para o máximo de pessoas possível, que terão até às 6h30min da segunda-feira para se despedir, uma vez que o corpo seguirá em procissão até a Abadia de Westminster às 10 horas da manhã.

Tributos

As pessoas foram convidadas a deixarem tributos em parques e em frente aos palácios reais e o governo britânico anunciou hoje que telões serão colocados em locais como o Hyde Park de Londres, na Praça da Catedral de Sheffield, na Centenary Square de Birmingham, no Bitts Park de Carlisle, no Holyrood Park de Edimburgo e na Prefeitura de Coleraine, na Irlanda do Norte, para que as pessoas assistam o Funeral ao vivo pela BBC, Sky e ITV. Além disto, os cinemas também exibirão o derradeiro adeus à Rainha que reinou por mais de 70 anos.

Diversas igrejas também realizarão cultos em memória de Elizabeth durante o domingo.

Notícias Relacionadas

Fontes