Autoridades internacionais pousam em Londres para funeral da Rainha

Fonte: Wikinotícias

17 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Milhares de pessoas estão participando das últimas homenagens

O avião presidencial dos Estados Unidos chegou no início desta noite a Londres, em horário local. A bordo vieram Joe Biden e sua esposa Jill, com ambos estando na lista de centenas de autoridades estrangeiras que hoje já pousaram em solo inglês para atender a dois dias de eventos em torno do funeral da Rainha Elizabeth II. Mais cedo, esta manhã em horário brasileiro, a Casa Real da Jordânia já havia anunciado que o Rei Abdullah também estava a caminho de Londres.

Cerca de dois mil convidados devem participar do Funeral de Estado na segunda-feira, anunciou o governo hoje e entre as realezas confirmadas estão o Rei Felipe e a Rainha Matilde da Bélgica; o Rei Jigme do Butão, sua esposa Jetsun Pema e seu filho Jigme Namgyel; a Rainha Margarida da Dinamarca e seu filho Frederico e sua nora Mary; o Rei Felipe e a Rainha Letizia da Espanha, bem como o Rei aposentado Juan Carlos e sua esposa Sofia; o Imperador Naruhito do Japão e sua esposa Masako; o Grão-Duque Henri de Luxemburgo e sua esposa Maria Teresa; o Príncipe Soberano Albert e a Princesa Charlene de Mônaco; o Rei Harald e a Rainha Sonja da Noruega; o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima dos Países Baixos; e o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia.

Depois do Funeral de Estado, à tarde uma cerimônia íntima no Castelo de Windsor reunirá os membros da Família Real britânica e pessoas próximas, como os pais da Princesa Kate, Sarah Ferguson, que foi casada com o Príncipe Andrew, e a estilista da monarca, Angela Kelly.

Fila quilométrica

Um fila de cerca de 8 quilômetros se formou desde que o corpo da Rainha foi levado para Westminster Hall na quarta-feira, com as pessoas passando cerca de 14 horas à espera de poder se despedir. O ex-jogador David Beckham foi uma destas pessoas e ontem chamou atenção quando foi reconhecido. Segundo o portal My London, ele recusou um convite de uma autoridade para entrar como VIP.

Ontem de manhã a entrada de pessoas na fila chegou a ser suspensa quando as autoridades notaram que não havia mais espaço nas quadras ao redor sem prejuízo ao funcionamento da cidade, mas no final da tarde a fila foi reaberta. Hoje o Departamento Digital e de Cultura anunciou que a fila foi permanentemente fechada e que pulseiras foram distribuídas para o máximo de pessoas possível, que terão até às 6h30min da segunda-feira para se despedir, uma vez que o corpo seguirá em procissão até a Abadia de Westminster às 10 horas da manhã.

Tributos

As pessoas foram convidadas a deixarem tributos em parques e em frente aos palácios reais e o governo britânico anunciou hoje que telões serão colocados em locais como o Hyde Park de Londres, na Praça da Catedral de Sheffield, na Centenary Square de Birmingham, no Bitts Park de Carlisle, no Holyrood Park de Edimburgo e na Prefeitura de Coleraine, na Irlanda do Norte, para que as pessoas assistam o Funeral ao vivo pela BBC, Sky e ITV. Além disto, os cinemas também exibirão o derradeiro adeus à Rainha que reinou por mais de 70 anos.

Diversas igrejas também realizarão cultos em memória de Elizabeth durante o domingo.

Notícias Relacionadas

Fontes