Austrália relaxa as restrições do COVID-19 à medida que os números de casos sobem

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O estado mais populoso da Austrália está sendo instado a reintroduzir as restrições do COVID-19 depois de ver um número recorde de novas infecções.

Nova Gales do Sul está relaxando a máscara e as regras de distanciamento social ao mesmo tempo em que as infecções por coronavírus estão atingindo números recordes.

Na segunda-feira, o estado mais populoso da Austrália registrou 2.500 novos casos em um período de 24 horas. As autoridades de saúde acreditam que a variante ômicron “provavelmente é responsável pela maioria” dessas infecções. As internações hospitalares aumentaram mais de 15% no mesmo período. Das 33 pessoas nas unidades de terapia intensiva do estado, 26 não foram vacinadas, segundo a secretaria de saúde.

Depois de uma semana em que o número de casos aumentou, os líderes políticos da Austrália estão pedindo calma e prometem que os bloqueios generalizados, que têm sido uma característica da pandemia, não serão reimpostos durante a temporada de férias.

O primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Dominic Perrottet, diz que seu governo está tomando uma abordagem sensata.

“Todos os dias olhamos para os números que estão à nossa frente, as internações e as apresentações da UTI (unidade de terapia intensiva) e continuaremos a ter uma resposta equilibrada, proporcional e medida”, disse Perrottet.

A Associação Médica Australiana disse que a decisão de aliviar medidas de controle de doenças de longa data foi "um momento bizarro".

Nancy Baxter, epidemiologista clínica e chefe da Escola de População e Saúde Global de Melbourne na Universidade de Melbourne, acredita que é muito cedo para relaxar as restrições.

“Basicamente, temos uma grande aposta em ser uma variante incrivelmente leve do COVID, porque mesmo que seja um pouco mais suave, é mais transmissível e transmite entre os vacinados. Então, mesmo que seja um pouco mais leve, este será um grande problema para nossos hospitais e sistemas de saúde. Quando você olha para Nova Gales do Sul, eles continuaram com o relaxamento que tinham planejado antes de basicamente ignorar o fato de que as regras do jogo haviam mudado”, disse Baxter.

Nacionalmente, noventa por cento dos australianos elegíveis estão totalmente vacinados, de acordo com o departamento de saúde, e as autoridades estão pedindo à comunidade para obter um terceiro reforço.

A Austrália tem 250.000 casos confirmados de COVID-19, a doença causada pelo coronavírus, desde o início da pandemia. Cerca de 2.100 pessoas morreram.

Fontes