Austrália alarmada com as negociações de segurança da China com as Ilhas Salomão

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Ilhas Salomão confirmaram que estão negociando um acordo de segurança com a China, o que causou alarme na vizinha Austrália e Nova Zelândia.

As Ilhas Salomão estão localizadas no sudoeste do Pacífico, cerca de 2.000 milhas a nordeste da Austrália.

Um rascunho do documento oficial surgiu nas redes sociais na quinta-feira. Ele detalha planos que podem permitir que Pequim envie policiais e soldados armados ao arquipélago do Pacífico para “proteger a segurança do pessoal chinês e grandes projetos nas Ilhas Salomão”.

Na Austrália, há temores de que o acordo possa levar Pequim a estabelecer uma presença militar permanente ou bases no país insular do Pacífico.

A Austrália e a Nova Zelândia têm sido os tradicionais parceiros de defesa e doadores de ajuda das Ilhas Salomão.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, disse que respeita o direito da ilha do Pacífico de tomar decisões soberanas, mas está preocupada “com quaisquer ações que prejudiquem a estabilidade e a segurança de nossa região.”

A Nova Zelândia disse que o plano ameaçava “desestabilizar” a segurança regional.

Kevin Rudd, ex-primeiro-ministro australiano e presidente da Asia Society, uma organização internacional sem fins lucrativos, disse à Australian Broadcasting Corp. que a possibilidade de uma base chinesa nas Ilhas Salomão era preocupante.

“Na história do envolvimento da Austrália com os estados insulares do Pacífico, acho que esse é um dos desenvolvimentos de segurança mais significativos que vimos em décadas. É um que é adverso aos interesses de segurança nacional da Austrália. Quando você tem um país tão próximo das costas territoriais da Austrália quanto as Ilhas Salomão, esta é uma grande mudança no ambiente estratégico imediato da Austrália”, disse Rudd.

O governo das Ilhas Salomão disse que está “expandindo” seus acordos de segurança com mais países e “diversificando… [sua] … parceria de segurança, inclusive com a China.”

Em 2019, as autoridades de Honiara, capital das Ilhas Salomão, estabeleceram laços diplomáticos formais com Pequim depois de romper os laços oficiais com Taiwan.

A Austrália tornou-se cada vez mais cautelosa com a crescente influência da China na região do Indo-Pacífico e aumentou seus gastos com ajuda nos últimos anos.

Em fevereiro, os Estados Unidos disseram que planejavam reabrir sua embaixada nas Ilhas Salomão devido a preocupações com os planos da China na região.

Fontes