Aumentam os pedidos de vistos de emergência para afegãos que trabalham com a mídia dos EUA

22 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma coalizão de mais de duas dúzias de veículos de notícias e organizações de liberdade de imprensa dos Estados Unidos pediu ao governo estadunidense para proteger os afegãos que trabalharam com a mídia estrangeira e que podem enfrentar riscos do Taleban como resultado.

Cartas ao presidente Joe Biden e aos principais líderes da Câmara e do Senado conclamavam os Estados Unidos a estabelecer um programa de vistos para jornalistas locais que trabalhavam com meios de comunicação estadunidenses.

Muitos desses trabalhadores da mídia temem retaliação do Taleban como resultado de sua associação com a mídia dos EUA, disse a carta.

O Afeganistão tem sido um dos países mais hostis para a imprensa, mas as ameaças e os riscos aumentaram desde o início das negociações de paz entre o governo afegão e Taleban em set/2020 junto a retirada das tropas dos EUA.

Pelo menos 10 jornalistas e funcionários da mídia foram mortos desde o início das negociações de paz, e dezenas estão fugindo de áreas no norte do Afeganistão, onde o Taleban tomou território. Cerca de metade dos centros distritais do país estão nas mãos do Taleban, disse o presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos na quarta-feira.

Fonte