Atletas do Afeganistão conseguem chegar a Tóquio e vão disputar as Paralimpíadas

Fonte: Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2020

29 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) informou que os dois atletas afegãos que se classificaram para os Jogos Paralímpicos chegaram a Tóquio neste sábado (28) e participarão das Olimpíadas. Com o apoio de organizações internacionais e governos de muitos países, Zakia Hudadadi e Hussein Rasuli evacuaram com sucesso o país que enfrenta o caos político e humanitário desde que o Talibã chegou ao poder.

O Comitê Paralímpico do Afeganistão expressa seu profundo agradecimento a todas as organizações que prestaram apoio aos atletas, incluindo vários governos, o Centro de Esportes e Direitos Humanos, Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Direitos Humanos para Todos, Comitê Paralímpico Francês, Comitê Paralímpico Britânico, e World Taekwondo, pelo apoio na realização dos sonhos dos atletas

— disse declaração do IPC

Na semana passada, devido à tomada do Afeganistão pelo regime do Talibã, os voos civis foram suspensos, impossibilitando a viagem dos atletas a Tóquio. O IPC até notificou o Afeganistão de que não participaria mais das Paraolimpíadas. Como forma de apoiar os atletas, um voluntário dos Jogos Olímpicos exibiu a bandeira nacional na cerimônia de abertura.

Para proteger os dois atletas, o IPC anunciou que eles e o chefe da delegação afegã, Arian Sadic, não serão entrevistados, nem passarão pela zona mista de atletas e contatos com a mídia. Zakia e Hossain receberam um teste do tipo PCR e o teste foi negativo para COVID-19.

Fontes