Atividade industrial da China continuou a cair em abril, atingindo uma baixa de 26 meses

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A atividade industrial da China encolheu ao ritmo mais rápido em 26 meses em abril, com a escalada do surto de coronavírus, aumentando o pessimismo diante da segunda maior economia do mundo, mostraram dados do setor privado em 30 de abril.

O Índice Caixin/Markit (PMI) caiu para 46,0 em abril, ante 48,1 no mês anterior, abaixo dos 47 esperados por analistas consultados pela Reuters. Um PMI maior que 50 indica uma expansão econômica e um PMI abaixo de 50 indica uma contração.

A contração de 2,1% na fabricação em abril deveu-se principalmente ao surto do novo coronavírus em muitas partes da China, que levou a severas restrições impostas pelas autoridades em cidades como Xangai, incluindo bloqueios e mudanças subsequentes nas operações comerciais.

A produção manufatureira caiu em abril no segundo ritmo mais rápido da história do índice desde que a Caixin/Markit começou a publicar seu índice no início de 2004, logo abaixo do ritmo de declínio em fevereiro de 2020, quando a pandemia começou.

O subíndice de novos pedidos caiu pelo segundo mês consecutivo em abril, a maior queda em mais de dois anos, com muitas empresas culpando as dificuldades logísticas que os impedem de garantir novos pedidos ou os cancelam.

Os novos pedidos de exportação continuaram caindo, a maior queda desde maio de 2020, em meio a crescentes dificuldades de transporte e demanda externa mais fraca devido às restrições do COVID-19 em particular, mostrou a pesquisa.

Os preços de compra de matérias-primas ainda aumentaram acentuadamente em abril, mas caíram ligeiramente em relação à alta de cinco meses em março, devido a medidas de contenção de vírus e maiores custos de logística e matérias-primas após a crise russo-ucraniana.

O índice de emprego caiu ligeiramente, com algumas empresas apontando restrições ao vírus, dificultando o retorno dos trabalhadores às fábricas.

“Durante a última rodada do surto, muitos funcionários corporativos, trabalhadores temporários e grupos de baixa renda viram sua renda diminuir e a vida se tornou mais difícil. Isso é algo que os formuladores de políticas não devem ignorar”, disse Wang Zhe, economista sênior da Caixin.

Espera-se que o surto e as medidas antiepidêmicas estritas tenham um impacto severo no crescimento econômico da China no segundo trimestre.

Analistas esperam que o produto interno bruto da China no segundo trimestre cresça 1,8% em relação ao ano anterior, embora muitos observadores do mercado acreditem que a economia chinesa possa se contrair em relação ao trimestre anterior.

Fontes