Atirador mata 13 e fere 13 pessoas numa universidade e comete suicídio no Azerbaijão

Fonte: Wikinotícias

Baku, Azerbaijão • 1 de maio de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um homem entrou armado hoje e matou a tiros 13 pessoas e feriu outras 13 na universidade de State Oil Academy, em Baku, capital da ex-república soviética de maioria muçulmana Azerbaijão, exportadora de petróleo e gás do Mar Cáspio à Europa. Entre os mortos e feridos, eram professores e alunos. Depois do massacre e cercado pela polícia, cometeu suicídio.

O atirador entrou de andar em andar atirando em professores e alunos depois que o sinal soou nas aulas da manhã. Testemunhas disseram que o tiroteio começou pouco após o início das aulas, às 9h no horário local (4h00 UTC).

“Ele subiu do primeiro andar até o sexto, atirando em pessoas principalmente na cabeça com uma pistola Makarov”, afirmou o escritório da Promotoria Pública. A Makarov é uma pistola semi-automática de fabricação russa.

Uma testemunha afirmou que um estudante tentou deter o agressor, aproximando-se dele e gritando "Não atire, não atire!", mas levou um tiro na cabeça.

O homem matou um guarda e um faxineiro ao entrar no edifício, antes de promover o maior massacre estudantil do país, contra estudantes e professores, informou a emissora de televisão azeri ANS. Dois estrangeiros, um da Síria e outro do Sudão, estão entre os mortos, disse uma fonte da polícia.

O atirador que cometeu suicídio foi identificado como um cidadão georgiano de origem azeri, descrito como uma pessoa solitária pela imprensa local.

O governo afirmou que não vê motivação política por trás do massacre na prestigiada State Oil Academy, em Baku.

No total, 13 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas. As escadas de acesso à universidade ficaram sujas de sangue, funcionários e paramédicos carregavam corpos em sacos.

Os motivos do massacre ainda são desconhecidos.

Fontes