Ir para o conteúdo

Ataques israelenses matam 5 pessoas em Gaza, afirmam autoridades de saúde

De Wikinotícias

10 de fevereiro de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (10), ataques aéreos e tiros israelenses resultaram na morte de cinco palestinos em Gaza, de acordo com autoridades de saúde. Este é o mais recente incidente de violência a comprometer a trégua de quatro meses mediada pelos Estados Unidos na região.

Médicos relataram que um ataque aéreo em Deir Al-Balah, no centro de Gaza, resultou na morte de duas pessoas que estavam andando de bicicleta elétrica. Posteriormente, um drone israelense matou uma mulher em Deir Al-Balah, e tropas dispararam contra um homem em Khan Younis, ao sul, acrescentaram.

De acordo com médicos palestinos, outro homem foi morto a tiros israelenses em Jabalia, no norte de Gaza.

A violência aconteceu um dia após as forças israelenses matarem quatro militantes na cidade de Rafah, ao sul, após eles emergirem de um túnel subterrâneo e dispararem contra as tropas.

As Forças Armadas de Israel afirmaram ter realizado ataques contra indivíduos que consideravam militantes do Hamas, em resposta ao ocorrido na segunda-feira em Rafah, sem fazerem comentários diretos sobre as quatro mortes.

Israel e Hamas têm se acusado mutuamente de descumprir o acordo de cessar-fogo, um componente fundamental do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a guerra em Gaza, o conflito mais letal e devastador da longa disputa entre israelenses e palestinos.

A próxima etapa do plano de Trump inclui o desarmamento do Hamas, a retirada das tropas israelenses de Gaza e a implementação de uma força internacional de paz. O Hamas tem ignorado os pedidos para entregar as armas, e as autoridades israelenses afirmam estar se preparando para um novo conflito de grande escala.

Desde a assinatura do acordo de cessar-fogo em outubro, pelo menos 580 palestinos foram mortos por tiros israelenses, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. Israel declara que quatro de seus soldados foram mortos por militantes em Gaza durante o mesmo intervalo.