Ataques com mísseis russos causam danos em infraestruturas críticas na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

29 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma nova onda de ataques com mísseis russos atingiu cidades em toda a Ucrânia nesta quinta-feira (29), danificando usinas elétricas e outras infraestruturas críticas durante o inverno no país. O ataque foi considerado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia como um dos "ataques com mísseis mais massivos" desde o início da invasão em fevereiro.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que várias instalações de energia foram danificadas e que “a Rússia está tentando tirar a energia dos ucranianos antes do ano novo”. Os ataques deixaram várias regiões da Ucrânia sem energia, sendo Lviv, Kyiv e Odesa as mais afetadas, disseram as autoridades.

No entanto, os militares ucranianos disseram ter conseguido neutralizar a maioria dos mísseis, evitando danos muito maiores. "De acordo com dados preliminares, 69 mísseis foram lançados no total. 54 mísseis de cruzeiro inimigos foram abatidos", disse o general ucraniano Valeriy Zaluzhniy.

"Barbárie sem sentido"

Autoridades disseram anteriormente que mais de 120 mísseis foram lançados, de acordo com a Reuters. Além dos mísseis cruzeiros, o exército ucraniano disse que foram usados sistemas de defesa antiaérea e aérea.

A Rússia tem usado repetidamente mísseis para atacar cidades ucranianas, incluindo ataques que destruíram plantas de infraestrutura crítica, embora negue ter civis como alvo.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, chamou os ataques de "barbarismo sem sentido". "Essas são as únicas palavras que me vêm à mente ao ver a Rússia lançar outro bombardeio de mísseis em cidades ucranianas pacíficas às vésperas do Ano Novo", disse ele.

Várias pessoas ficaram feridas na capital, enquanto os socorristas continuavam as operações de busca e resgate. Outras cidades também foram atingidas.

"No momento, há três vítimas em Kyiv, incluindo uma menina de 14 anos. Todos foram hospitalizados", disse o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko. Ele alertou para possíveis cortes de energia e pediu que os residentes estocassem água e carregassem seus dispositivos eletrônicos.

Notícias Relacionadas

Fontes