Ataque no Paquistão mata 3 pessoas

Fonte: Wikinotícias

28 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Homens armados no noroeste do Paquistão mataram três membros de uma equipe de vacinação contra a poliomielite e feriram outra terça-feira, mesmo quando o país experimenta um novo surto da doença infecciosa e incapacitante.

Autoridades disseram que o tiroteio ocorreu no início da manhã durante uma campanha de imunização de porta em porta no Waziristão do Norte, um distrito turbulento na fronteira com o Afeganistão. Deixou um agente de saúde e dois policiais que escoltavam a equipe de poliomielite mortos.

O vírus selvagem da poliomielite paralisou onze crianças no Paquistão este ano, o maior número do mundo, e todos os casos são do distrito do Waziristão, de acordo com o programa nacional de erradicação.

Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque mortal de terça-feira.

Os insurgentes islâmicos são ativos no Waziristão do Norte e se opõem às ações contra a pólio como um esforço do governo para coletar informações sobre seus esconderijos.

Afeganistão e Paquistão são os dois únicos países onde a pólio continua paralisando crianças, embora o número de casos nos últimos anos tenha diminuído significativamente em ambos os lados da fronteira.

Autoridades afegãs relataram um caso de vírus selvagem da pólio em 2022 e quatro em 2021.

O Paquistão relatou seu primeiro caso de pólio em 2022 no início de abril, depois de ter passado quase 15 meses sem que uma única criança fosse aleijada pelo vírus.

A pólio paralisou cerca de 20.000 crianças paquistanesas por ano no início dos anos 1990.

A atual campanha de imunização no Paquistão começou na segunda-feira, cobrindo 25 “distritos de muito alto risco para a pólio” em todo o país, com o objetivo de vacinar mais de 12 milhões de crianças.

“Peço particularmente a todos os pais e cuidadores que vacinem seus filhos em vez de escondê-los ou se recusarem a tomar as gotas necessárias durante todas as campanhas de vacinação”, disse Shahzad Baig, coordenador do centro nacional de operações de emergência, em um comunicado pré-campanha.

Autoridades de saúde paquistanesas dizem que muitos pais no Waziristão do Norte e nos distritos vizinhos continuam a recusar vacinas contra a poliomielite para seus filhos durante as campanhas nacionais de vacinação, enquanto outros se ressentem das repetidas visitas porta-a-porta dos vacinadores como intrusivas.

As recusas decorrem de suspeitas de que a imunização seja uma conspiração liderada pelo Ocidente para esterilizar crianças muçulmanas. A informação falsa também desencadeou ataques contra profissionais de saúde e forças de segurança que os escoltam, resultando na morte de dezenas de pessoas nos últimos anos e retardando os esforços de erradicação.

Autoridades paquistanesas documentaram incidentes em que pais suspeitos de campanhas de inoculação, às vezes em conluio com profissionais de saúde, adiam marcadores especiais usados ​​pelos vacinadores para colocar uma mancha colorida nos dedos das crianças que foram vacinadas. A marcação digital é usada para determinar a escala exata das taxas de recusa.

Especialistas em saúde dizem que a pólio afeta principalmente crianças com menos de cinco anos e invade seu sistema nervoso, causando paralisia ou até mesmo a morte.

Fontes