Ataque de Israel mata 35 e deixa 131 feridos no Iêmen, dizem rebeldes houthis
10 de setembro de 2025
Nessa quarta (10), os bombardeios israelenses no Iémen causaram a morte de pelo menos 35 pessoas e deixaram 131 feridas, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde dos houthis, grupo armado que controla grande parte do país.
De acordo com os houthis, os ataques ocorreram principalmente na capital, Sanaa, e na província de Al-Jawf, ao norte. Segundo as Forças Armadas de Israel, a ofensiva teve como alvo instalações militares, depósitos de combustível e um "centro de propaganda" da milícia iemenita apoiada pelo Irã.
O grupo armado declarou que os alvos atingidos foram apenas civis, entre os quais se incluem jornalistas e sedes de meios de comunicação. Moradores de Sanaa entrevistados pela agência de notícias Reuters relataram ter ouvido explosões nas proximidades da capital e no Ministério da Defesa dos rebeldes.
O ataque ocorre pouco após um bombardeio israelense que matou o primeiro-ministro e vários integrantes do governo houthi em Sanaa. A comunidade internacional, com exceção do Irã, não reconhece a autoridade do grupo armado sobre o país localizado ao sudoeste da Península Arábica.
"As FDI (Forças de Defesa de Israel) acabaram de atacar Sanaa e outros locais no Iêmen, visando acampamentos militares ocupados por terroristas houthis, incluindo o aparato de propaganda houthi, como parte da Operação 'Tocando Sinos'", declarou Katz em um comunicado.
De acordo com o Ministério da Saúde controlado pelos Houthis, a ofensiva resultou em pelo menos 35 mortes e 131 feridos.
A emissora de TV Al-Masirah, controlada pelos houthis, informou que a "agressão israelense" atingiu um complexo governamental no distrito de Al-Hazm, ao norte da província de Al Jawf.
Em uma declaração, o porta-voz militar dos Houthis negou que Israel tenha atacado lançadores de mísseis. "Seus ataques tiveram como alvo alvos puramente civis", afirmou.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Ataque de Israel mata 35 e deixa 131 feridos no Iêmen, dizem rebeldes houthis — Folha de São Paulo, 10 de setembro de 2025
- ((pt)) Israel faz bombardeios na capital do Iêmen; ministério informa 35 mortes — CNN Brasil, 10 de setembro de 2025

