Assinado o cessar-fogo no conflito russo-georgiano
16 de agosto de 2008
O Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili assinou ontem, um acordo de cessar-fogo, na presença da Secretária de Estado, Condoleezza Rice.
Um documento idêntico, exigindo a retirada imediata de todas as forças russas do solo da Geórgia, foi assinado em 16 de agosto em Moscou com o presidente russo, Dmitry Medvedev. Saakashvili afirmou que irá Geórgia "nunca, jamais resgate" para a Rússia. O documento de cessar-fogo foi originalmente elaborado por Nicolas Sarkozy, o presidente da França.
Saakashvili afirmou que a OTAN tinha sido "convidado agressão russa" ao rejeitar a tentativa da Geórgia voltar a entrar na OTAN em abril deste ano. Entretanto, em um relatório prontamente negado pelo funcionário russo, a Human Rights Watch afirmou que tinha provas de que a Rússia atacou zonas povoadas da Geórgia com internacionalmente as proibidas bombas de fragmentação.
Rice chegou na Geórgia ontem e de acordo com Saakashvili, a par reuniu durante cerca de cinco horas. Na sequência do encontro, foi realizada uma conferência de imprensa em que Saakashvili afirmou que ele tinha de fato, assinaram o acordo. Mas ele salientou que "este não é um acordo já estabelecido. Temos de envidar todos os esforços para dissuadir tal comportamento no futuro."
Rice já exigiu que as forças russas da Geórgia retirarem imediatamente. O acordo também fornece proteção para a Geórgia e um "plano de reconstrução", bem como permitir que certas concessões para a Rússia.
Rússia havia avançado fora da província da Ossétia do Sul em 7 de agosto de ajuda aos rebeldes da Ossétia do Sul o que tinha sido combatido as tropas georgiano. No dia 11 de agosto tropas russas avançaram dentro do território georgiano para a base na Abcásia. Medvedev disse que ele havia ordenado as tropas russas para começar a sair da Geórgia em 11 de agosto.
O acordo de cessar-fogo assinado ontem pelo presidente georgiano foi transmitido por fax na madrugada de hoje, à Rússia por meio da diplomacia americana.
O documento é idêntico ao assinado pelos presidentes da Abkházia e Ossétia do Sul, dois territórios separatistas georgianos, segundo uma fonte do ministério russo das Relações Exteriores. A expectativa é que o acordo seja assinado agora pela Rússia.
Fontes
Acordo de cessar-fogo assinado por Saakashvili foi enviado à Rússia Folha Online 16 de agosto
{{{author}}} Russia signs up to Georgia truce BBC News Online 16 de agosto de 2008
Geórgia assina acordo de cessar-fogo; EUA querem saída imediata de russos Folha Online 15 de agosto
{{{author}}} US demands Russian troop pull-out BBC News Online 15 de agosto de 2008
Matthew Lee Georgia president signs cease-fire with Russia The Associated Press 15 de agosto de 2008
Ellen Barry, Graham Bowley Rice Presses for Pullout as Georgia Signs Cease-Fire New York Times 15 de agosto de 2008
Saakashvili Signs Deal To End Conflict With Russia National Public Radio 15 de agosto de 2008
Georgia signs Russia ceasefire, Bush blasts 'bullying' Agence France-Presse 15 de agosto de 2008
Georgia signs cease-fire with Russia CNN 15 de agosto de 2008
Nato denies Georgia and Ukraine BBC News 3 de abril de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |